Thursday, January 1, 2009

Os Mauzões da Disney

Parece que me calha a mim a doce honra de fazer o primeiro post de 2009! Mais um ano cheio de treta para enfeitar aqui este sotão que tão alegremente habito. Não querendo, apesar de tudo, agoirar o início do novo ano, enchi-me de vontade para falar daquelas personagens que, de forma crucialmente importante, fazem parte dos grandes clássicos da Disney. Quem são eles? Os nossos amigos Vilões!

Ah... como nós agora adoramos um bom vilão que ameaça o mundo cor-de-rosa dos heróis. Contrariamente a isto, quando éramos ainda uns pequenotes, dávamos tudo para que eles não aparecessem mais do que uma vez. Pelo menos, assim me contam, porque eu não me lembro de ter grande pavor aos mauzões. Lembro-me, sim, de colegas meus que saíam da sala, onde estavamos a ver o filme, nas alturas em que eles apareciam, mas o vosso Guess - versão reguila - foi sempre fiel àquilo que a Disney preparava para ele.

Quero apresentar-vos, então, o Top 9 dos Vilões mais horríveis e mais assustadores da Disney. E, com isto, refiro-me àqueles que ainda hojem metem medo aos mais novos. Nada daqueles malfeitores cómicos ou sempre estilosos e inteligentemente cooles, como o nosso grandioso Hades! Este top exclui também os parvónios e cabeças ocas, como o Gastão. Juntamente com ele, ficam de fora também aqueles vilões que, apesar de cometerem as maiores atrocidades possíveis de imaginar, não têm uma postura ou uma presença suficientemente evil para assustar os putos - por exemplo, o Ratcliffe da Pocahontas, que queria acabar com a raça dos Índios!

Sem mais demoras, aqui estão eles! Os Vilões mais Vilões. Aqueles que nos fazem fazer xixi na cueca. Os extraordinários...

9. SCAR (Rei Leão)
O motivo pelo qual este grande personagem está em último é porque o nosso querido Scar está apenas a obedecer ao seu instinto animal. Ele é um leão! É suposto os leões lutarem uns com os outros para serem o rei da manada. Mas é melhor não me meter a tagarelar muito sobre os bichos, que a MJNuts ainda vem aqui corrigir cada palavra minha! Não importa. Scar, se este fosse outro género de top (o dos mais fixes ou coisa semelhante) estarias, certamente, com os primeiros. Ânimo!



Não encontrei vídeo mais curto que o pudesse apresentar.

8. A MADRASTA (Cinderela)
Nesta casa encontramos uma senhora, que muitos ainda se lembram, que era a madrasta má da nossa querida Cinderela. O pai desta moça casou-se com ela e, pouco tempo depois, morreu misteriosamente, deixando a pobre Cinderela entregue aos cuidados desta mulher bastante evil, que a passou a tratar como uma autêntica escrava. Creio que a mim tocava-me imenso quando os Vilões eram humanos. Eram muito mais próximos da minha realidade, enquanto criança.



Perdoem-me por não ter encontrado a versão brasileira, mas terror pior sofri eu ao descobrir que já existe a Cinderela 3!

7. JAFAR (Aladdin)
Encontramos, então, o Jafar que, por pouco, não deixava de constar neste top para se juntar ao Hades e a outros Vilões mais sarcásticos e cómicos. Apesar daquela trapalhada por detrás da sua elegância, ele tinha uma ambição terrível: queria a Lâmpada Mágica para se tornar no Sultão da Índia. Mais à frente, ainda deseja, estupidamente, tornar-se no Génio mais poderoso de todo o mundo. Pobrezito. Génios ficam na lâmpada.



Eis o momento que lhe dá lugar neste post. Quando se transforma naquela cobra gigante. Mais uma vez, nada em brasileiro.

6. FROLLO (O Corcunda de Notre-Dame)
E aqui está mais um vilão humano. Este senhor fiel a Deus, capaz de tudo para salvaguardar os seus ideais bastante conservadores, típicos daquela época medieval. Ele mete tanto medo com o seu olhar possuído e com a sua vontade irracional de querer queimar toda a Paris só por causa de uma cigana. A verdade é que já não era a raça cigana o grande mal. Era o desejo ardente que ele sentia por aquela mulher e lhe custava suportar e admitir. Uma personagem muito bem construída.


Há partes do filme que põem mais em claro a sua grande maldade.

5. RATAGÃO (O Rato Basílio)
Eis uma personagem não muito conhecida nos dias que correm. No mundo escondido dos ratos, existe uma ratazana nojenta e fedorenta que é o grande chefão da máfia. O seu plano diabólico? Construir um robô igual à Rainha de Inglaterra para simular a entrega do poder da monarquia a si próprio. Depois disso, adeus Rainha. Não, ele não está a tentar fazer frente a uma senhora da realeza. Passa-se tudo no mundo paralelo dos ratos, que é, em tudo, semelhante à vida londrina. Muito bem construída a realidade, por acaso. A sério, esta ratazana é mesmo cruel e diabólica e tem sempre uns golpes bastante sombrios.



Viram no vídeo a Gata dele, que come os seus ratos inimigos? Muito creepy!

4. A RAINHA (Branca de Neve)
Toda a malta sabe quem é esta malvada clássica da Disney. O seu motivo para matar a Branca de Neve não era o mais plausível - queria ser a mais bela do Reino -, mas não importa. Tinha todas as motivações para ficar marcada como uma grande mázona. No entanto, por mim ela ficava colocada mais atrás na tabela, mas não podemos negar que ela é como que a raiz do mal da Disney. Merece algum crédito por isso.



O momento de transformação. Não encontrei vídeos dela mais para o fim do filme, quando está desesperada a tentar empurrar uma pedra pelo precipício abaixo. Ela aí está bastante mais assustadora.

3. CRUELLA DE VIL (Os 101 Dálmatas)
Cá chegamos aos 3 primeiros deste top. E quem mais é digno para ocupar um deles, se não a famosa Cruella De Vil? Meus caros amigos, esta mulher é terrivelmente assustadora. Como se não bastasse estar completamente obcecada por exterminar a ninhada de cachorrinhos de uma quase amiga para fazer casacos de pele, ela é também doente da cebeça. A mulher é completamente chanfrada e diabólica. E eu adoro-a por isso!



Ela em brasileiro tem uma voz mais assustadora.

2. ÚRSULA (A Pequena Sereia)
Em 2º lugar temos a grandiosa, a esplendorosa, a maravilhosa Úrsula! Não me venham dizer que não tinham medo deste bicho quando eram pequenos, porque eu não acredito. A Úrsula era má, era gorda, tinha uns tentáculos horripilantes, uns olhos brilhantes e assustadores e estava sempre em cantos escuros nas profundezas do oceano. Uma vilã à séria e com inteligência! Soube exactamente como articular o seu plano para tramar a estúpida e BURRA da Ariel para chantagear o Rei dos Mares - o Tritão - e poder tornar-se ela a Rainha. E conseguiu! Ela foi a maior! O problema é que o seu destino, que a Disney traçou, terminava com a morte. Tiveram que se livrar dela, espetando a ponta de um navio na sua barriga. Malditos sejam! Ela era demasiado poderosa para morrer dessa forma!



Vai Úrsula, vai Úrsula!

1. MALÉVOLA (A Bela Adormecida)
E em primeiríssimo lugar está a Malévola, a vilã do filme baseado na grande obra de Tchaikovsky. Ela é sensual, ela é elegante, ela é discreta, calma, silenciosa e, aparentemente, inofensiva. Mas é tão má, tão má, tão má, que até custa olhar. É a versão feminina de Satanás (até os chifres ela tem!). Guardando rancor por ter sido banida do reino, amaldiçoa a filha da realeza com um feitiço que resultará na sua morte aos 16 anos ao picar o fuso de uma roca. Esta feiticeira tem um poder e uma força fenomenais. Consegue controlar as pessoas, consegue aparecer onde quer, surgir em forma de uma luz, espalhar energias negativas, ela consegue tudo! E mete tanto medo... Para além do mais, ainda consegue transformar-se num dragão gigante! Sim, a Malévola era a única vilã que me conseguia dar pesadelos há uns anos atrás. Parabéns. És a maior.



Só te faltava uma música tão boa como a da Úrsula. Tu não tens nenhuma.

É tudo, meus caros. Muitos de vós devem discordar com a ordem acima enunciada, mas os nossos medos são pessoais.

Guess

P.S.: Pena os vilões morrerem todos de formas todas elas muito pouco dignas para aquilo que eles são.

10 comments:

Morcegos no Sótão said...

Para mim o mais assustador era de longe o Frollo! E o mais adulto diga-se de passagem. Aquela atracção/repulsão doentia pela Esmeralda foi das coisas mais X-Rated que vi num filme da Disney. Creepy.

Lili

Duriel said...

Eu concordo totalmente com o top 3, o resto a ordem é um bocado discutível

Mas obviamente que a Malevola está em primeiro! eu tinha pesadelos!

Anonymous said...

Sim, o Frollo e a Esmeralda era, realmente, algo bastante X-Rated. Não sei que extraem as crianças dali. Bem, ele tem sem dúvida uma música genial, que eu adoro, a propósito da sua obsessão p'la Esmeralda. Fogo do Inferno.

http://www.youtube.com/watch?v=adR1hBjSu1A

Morcegos no Sótão said...

Sultão... da Índia? LOLOL Foi o melhor do post!xD

What? Cruella de Vil? Eu fartava-me de rir com ela!xD A mulher é louca histérica, não me assustava nada!

Obviamente que um top destes é sempre discutível. Eu por exemplo conheço umas quantas pessoas que achavam a Malévola (Millificent! é isso!) assustadora, mas lembro-me de ser pita e a achar segundo a minha mente infantil uma versão animada de gaja boa e bossy. Curiosamente, agora que penso nisso, só conheço rapazes que a achassem assustadora... I wonder!xD

Discordo que o Jafar seja um mau mais para o cómico, ele nunca me assustou propriamente, mas era uma figura sombria, de ideias diabólicas. Aquele bastão de serpente contribuía muito para a coisa! E no final quando a Jasmine finge que foi seduzida por ele, aquilo fazia-me muita impressão.

O Frollo é apenas realista, mas numa perspectiva de criança, o susto passa ao lado, os putos não percebem. Os adultos ficam mais chocados que eles.

Acho que o Scar é muito cool, mas também tem potencial de medo. Não é qualquer mauzão Disney que causou a morte do irmão (numa cena que fez chorar baba e ranho muito boa criança), que quase matou o sobrinho (e o voltou a tentar matar), que deixou o reino dominado por hienas e que, no topo de tudo isso, tem uma sequência musical repleta de simbolismos nazis. If that's not cool... AND freaky. Bem, então os vilões Disney não merecem respeito. =P

Para mim o número 1 seria da Úrsula, porque foi a única que me meteu medo. Vi A Pequena Sereia pela 1ª vez aos 6 anos e só lhe voltei a pegar 2 ou 3 anos mais tarde. Aquela sequência toda musical que culminava com o roubo da voz (eu cantava lá no coro da escolinha) e depois aquela tempestade toda horrorosa no mar e ela gigante com os olhos em espiral... Meteu-me medo, sim senhora.

Já agora, o caçador do Bernardo&Bianca na Cangurulândia (cujo nome não recordo) era bastante assustador na parte final, em que nos seus actos de loucura e desespero quase mata a águia, a criança, tudo. Não gostava nada dele.

MJNuts

Anonymous said...

Sim, eu lembrei-me dele. Adoro o Bernardo e Bianca e vi-o centenas de vezes. Mas o homem nunca me meteu medo...
Quem metia medo era o seu lagarto de estimação - a Joana! haha

Eu ria-me com o Jafar. Mas, lá está, devia ser das situações cómicas em que o metiam. Com o Génio, com o Iago e afins...

Nia said...

E eu k nos últimos dias senti o apelo de rever os clássicos k me entretiveram na infância, no ATL antes do lanche (pk depois era bola! ;), sendo A Bela e o Monstro o meu favorite of all time, A Pequena Sereia and so on :D

Há umas semanas deu um Bastidores sobre o Making Of da Cinderela e avivou me a memória (era em brasileiro lol) e despertou me essa vontade.

Saudações disney-ans.
Nia

Morcegos no Sótão said...

O Jafar não era cómico, estava era sempre rodeado de comic-reliefs... Iago, Génio, Sultão... Eu também me ria, mas não era dele ou com ele, há que separar as coisas!=P

Nada como estar doentinha para ter vontade de rever os clássicos animados de infância!;) Sofro do mesmo mal!xD O meu preferido brasileiro é A Bela e o Monstro, precisamente. E depois, fora da Disney, há o eterno Em Busca do Vale Encantado, que me faz SEMPRE chorar. Único filme nesse patamar.lol

Btw, oh Guess, a copiar-me a assinatura vermelha? Mas qué isto?!

MJNuts

Anonymous said...

Cara MJNuts, pensei que tu assinavas sempre de cores diferentes!
Eu assinei vermelho p'ra adequar a cor ao meu mood dos vilões. Peço desculpa...

O teu preferido da Disney é A Bela e o Monstro? Também é o meu, sem dúvida, mas tinha ideia que gostavas mais do Hércules...

Morcegos no Sótão said...

Que parte de "preferido brasileiro" é que tu não percebes?=P Tanso!

MJNuts

Nia said...

LOL

Siiiim agora k mencionaste o Vale Encantado... aquilo era tãããão triste mas víamos aquila taaaaanta vez! :D É assim a minha memória, têm k ser as outras pessoas a puxar por mim :D