Wednesday, December 3, 2008

Espere lá, perdi-me no F...

No dia 29 de Fevereiro de 1904, nasce na Alemanha um belo (?) rapaz, que recebeu o fascinante nome de... Adolph Blaine Charles David Earl Frederick Gerald Hubert Irvin John Kenneth Lloyd Martin Nero Oliver Paul Quincy Randolph Sherman Thomas Uncas Victor William Xerxes Yancy Zeus Wolfeschlegelsteinhausenberdorft Sr.

Recebeu um nome cristão por cada letra do alfabeto, é o nome mais longo oficialmente registado por alguém, e encolheu para Wolfe Plus 585, Sr.

Não sei porquê 585. Não imagino o que pensaram aqueles pais. E não sabia que Nero, Xerxes e Zeus eram nomes cristãos (soa-me muito a paganismo, mas sabe-se lá...).
O que me assusta é o Sr no fim. Normalmente isto surge quando o filho recebe o mesmo nome, o pai será Sénior (Sr) e o filho Júnior (Jr). Imagino a felicidade do filho (e da mãe) quando o nome foi registado pela segunda vez! O que, vendo bem, poderia durar mais umas 24 gerações (o avô é o Adolph, o filho é o Blaine, o neto é o Charles, e por aí fora! Até podem ser New-Age e dar um 27º nick-name ao descendente, de acordo com o nome de família - Wolf Wolfe não é nada de estranho nos dias que correm, quanto mais será no séc. XXII ou XXIII.

Pena que a lei portuguesa só permita 6 nomes no total - 2 próprios e 4 apelidos de família, se bem me lembro. Às vezes acho que os gostos peculiares para nomes se esgotaram com a vaga de «Cátias Vánessas» (ler com acentuação no sitio certo, sff) dos finais dos anos 80 e inicios de 90.

Teorias? Comentários? Quem é que me descobre mais coisas bizarras destas?
Deixo o desafio.

Giovanna

3 comments:

K1111 said...

Eu no departamento de atribuição de nomes sou muito permissiva e aberta aparentemente... Não me chocam (e até gosto de) nomes como Apple ou Bronx ou Salm. Acho sempre melhor um nome invulgar do que um nome comum...
Agora que há abusos há. Uma coisa é chamar-se Bronx. Outra coisa é o teu filho se chamar Bronx Mowgli Simpson Wentz IV. O mais recente rebento do casal Pete Wentz(baixista dos Fall Out Boy) e Ashley Simpson (a irmã menos burra. Acho eu.)
Sim. Mowgli. Como no Livro da Selva.
Come on! Give the kid a break! Já lhe basta os pais que tem! XD

CHESB

Morcegos no Sótão said...

Eu de nomes estranhos só sei mesmo a cena de os brasileiros poderem dar o nome que muito bem entenderem... E depois aparecem coisas como Mil Novecentos e Oitenta e Quatro como nome completo!xD

MJNuts

Daisy Caladwen said...

hm... aquilo que eu sei é as coisas do género: o filho do nicholas cage chama-se kal-el (sim, como o super homem) e o filho do jason lee (o earl do "my name is earl") chama-se pilot inspektor.