Saturday, February 9, 2008

Porque Há Séries Que São Menos Más Do Que Eu Pensava...

Certa noite tive de estudar... Porque ao que parece é o meu dever social e também pessoal, de alguma forma.

Quando tenho de estudar, a minha irresponsabilidade floresce por todos os poros e neurónios do meu ser, por isso, quando tenho de estudar, se for preciso, estou trocando sms com três ou mais pessoas, tenho o mp3 ligado e um phone no ouvido esquerdo, enquanto o ouvido direito está atento ao que está a dar na televisão. Para mal dos meus pecados, a FoxLife agora pertence ao pack normal de canais da TV Cabo... E tudo é melhor que estudar.

Daí eu ter começado a deitar o olho a Everwood e mesmo A Patologista me começou a parecer tolerável. Mas Everwood, série com a qual eu até gozava, apesar de sempre ter achado piada à musiquinha dos anúncios e do genérico, revelou-se uma surpresa positiva. Embora não viciante. Dramas familiares, com toque de ternura e comédia, nunca caem mal.

Numa dessas noites de falso estudo, houve um diálogo numa cena que me deixou a pensar... Contextualizando, Andy é um viúvo com dois filhos. O mais velho, Ephram, de 16 anos, está a namorar com a baby-sitter da filha mais nova, e convenhamos que ela tem mais uns bons 10 anos que ele... Andy não está contente, mas acaba por aceitar a situação. E resolve explicar a sua apreensão a Madison (a baby-sitter), calmamente, sem dramas.

A conversa foi mais ou menos isto...

Andy: Do you remember your first love?
Madison (smiling widely): Yes.
Andy: Do you remember the pain?
Madison (startled): What?
Andy: Do you remember the pain? The agonizing pain? When everything broke off...
Madison (her expression saddening) : Yes.
Andy: It's a kind of pain... It's the purest, most aching pain you will ever feel. We love again and our hearts get broken again, but that pain... That pain is something never repeated after our first love goes wrong...
Madison: But...
Andy (interrupting): You're Ephram's first.
Madison: I know. He told me that.
Andy: Sure, he's not a regular 16 year-old. Sure, he had his crushes. He's a handsome boy. But you're his first real girlfriend, you're the first person he really likes.
Madison: We talked about it. We are aware of the differences between us.
Andy: You wanna know why I'm finding this hard to accept? It's not about how much older you are or about the fact that you're my daughter's baby-sitter. Ephram's my son and his heart is open. He's never been hurt. He will give in to you. Completely.
Madison: And I will hurt him.
Andy: And you will hurt him.

Penso que isto continuava, mas eu deixei de ver, já não sei porquê. Gostei. Sobre os amores e as entregas. Sobre o facto de nos protegermos após sermos magoados e nos tornarmos mais duros... Ou como podemos magoar, também... E o que será que isso diz de nós? Não sei...

Mas parece que Everwood tem mais valor do que o que eu lhe dava...

MJNuts

P.S- Se calhar devia pôr este post na Prateleira dos Pensamentos, mas whatever.

No comments: