Thursday, September 27, 2007

E a Rúbrica Musical Deste Mês É... *rufar de tambores*

ONDA CHOC!!!

Ah pois é! Esses grandes e magnânimos talentos do tempo em que eu nem sabia o que era depilação!

Onda Choc tem qualidade, senhores! Podem crer nas minhas palavras! Eu sinto-me feliz por pertencer a uma geração que via nos Onda Choc os grandes ídolos nacionais, em vez dos actuais D'ZRT que não valem um chavo! Os Onda Choc plagiavam as melodias descarada e orgulhosamente! Tão descarada e orgulhosamente que, aos primeiros acordes, nunca se sabe se se está ouvindo a versão original ou a cantoria Onda Choc! Eat that, D'ZRT! Esses meninos velhos e bexigosos a fazerem-se de novos nem sequer têm tomates para copiar com dignidade. Não! Eles vão buscar músicas lá dos subterrâneos do Japão e vão-se safando porque ninguém as conhece! Seus reles!

Onda Choc é atitude! Onda Choc é a parvoeira adolescente reunida numa receita de boas vozes e excelentes sonoridades (como o sucesso das versões originais comprova, portanto). Onda Choc são essas magníficas vozes da Patrícia Matos, da Vanda Antunes e da Ana Rita Rolo (não se tornaram famosas a solo porquê, oh babes?)! São elas e o coro lá por trás, que é do melhor! São elas e os meninos que só podem ter dado em gays ou nunca teriam ido parar aos Onda Choc!

Onda Choc é Ana Faria em mais um projecto de valor para múltiplas gerações! A senhora é um génio da adaptação musical!

Não tenham vergonha das vossas pancas musicais. Obviamente que a malta é toda muito culta e muito dentro do sistema de artistas underground e/ou conceituados, mas curtir Onda Choc não é vergonha nenhuma! Há estilos e estilos e Onda Choc é uma maravilha para gozo e rambóia! É uma identidade nacional! Nós também nos queixamos da balança e das aulas e da semanada e do rapaz parvo que nos fez a vida negra! E também gostamos de chuva e de ouvir rádio! Também temos sonhos e ambições, também sofremos desgostos e temos amigos! Onda Choc é tudo isso e com diversão garantida!

É a loucura!

E para isto ainda ter a vaga semelhança do que é suposto ser a Rúbrica Musical desta banca de Tretas, aqui vão uns conselhos simpáticos. Dos hits para curtir à brava, oh yeah!

1. Ele é o Rei - incontornável! é O hit dos grandes senhores que são os Ondinhas!
2. Deixa-me em Paz - essa mega mega mega malha! é do melhor! "enquanto me dizias gostar de mim/que eu era o teu amor/namoravas também com a Leonor"! it doesn't get much better!
3. Ao Meu Lado - vou sair com este e com aquela, vou aqui e acoli, é a bombar a toda a hora!
4. Visto-me À Minha Maneira - intemporal! quem não tem brigas de indumentária com as autoridades paternais a dada altura da vida? ah pois é!
5. Ó Mãe, Sobe a Semanada - esta é eterna, é para sempre! dinheiro falta-nos a todos! ai o cinema e o almoço!
6. Em Nós - um hino à geração Onda Choc! nós queremos aquilo tudo e vamos fazer aquilo tudo, só têm de confiar na gente!
7. Férias de Verão - o expoente máximo da foleirice adolescente! "- eu andava a aprender a nadar/- eu salvei-a de se afogar"! o John Travolta e a Olivia Newton-John só têm de se sentir orgulhosos!
8. A Balança Diz Não - mas quem é que deixa de caber no casaco por um saco de gomas, Deus meu?!
9. Não Quero Ouvir Falar em Escola - nós também não, amigos! a gente compreende!
10. Sonho Cor do Mar - ah, a minha pontinha de melancolia! a canção mal cantada e desafinada que me põe sonhando como um bebé...

Tomem lá o vídeo da praxe! Reparem bem na delícia das danças apaneleiradas e das roupas ainda a pavonear o scary-style dos 80's!



Onda Choc é muito bom, pah!

MJNuts

12 comments:

K1111 said...

Ai os meus tempos de pré-adolescente... Isso é até sacrilégio comparar estes DZRT aos maravilhosos Onda Choc!

"Ele é o reeeeeeei, é o rei lá do liceu
Mas eu canseeeeeeei
Pode ser rei mas não o meu!"

Malvado! Ai não sou do género do encostar a cabecinha, ai pois não!

CHESB

K1111 said...

E uma outra das minhas favoritas:

Ela só quer, só pensa em namorar! XD

E ele está a cair na armadilha dela! E ele está a cair na armadilha dela!
La, la, la...

CHESB

Morcegos no Sótão said...

Eu só consegui arranjar 6 CD's, pah!=/ Não tenho essa música! Mas é muito boa, sim senhora, mais um dos hits intemporais dos Onda Choc! É essa e aquela sublime do Bikini pequenino às bolinhas amarelas!xD

MJNuts

Anonymous said...

"Gosto muito se sapato raso.
Acho muito estimulante.
A mãe diz que no seu tempo
Era bem mais elegante.

Fui ver à fotografia
E sabem o que é que eu acho?
Como é que ela não caía
Daquela salto alto abaixo?"

Do Melhor! xD

To said...

Hum, acho que finalmente vou ter de arranjar um desses programas que saca os vids do youtube :)

Anonymous said...

namoraaavas também ...[PAUSA]... com a Leonooor!

Que métrica excelente! LOLOL é o melhor.

PP said...

Adoroooo!! Acho que sei de cor quase todas as músicas desses 2 Cds.. Delirava na altura com as músicas e até me passou pela cabeça ir pra lá cantar tb..

Adoro: "uma loja junto à casa da patrícia.." cm é que eu me podia esquecer da única música com o meu nome!!

Morcegos no Sótão said...

Ah, os fãs despertam!xD

Essa da balança com o teu nome, pois... Não será um sinal? LOL

A música da Leonor abafa todas, é a melhor!!

MJNuts

Maria Natália Pinto said...

Que danças! Que voz!! Muito, muito bom! Só boa música! E tenho de acrescentar, a minha grande favorita é mesmo a insuperável Ele é o Rei, na altura bem mais compreensível do que a versão original. Os D'zrts e os FFs deste mundo que aprendam alguma coisa com estes senhores (hum, meninos?).

Ele é o rei yeah yeah...

Morcegos no Sótão said...

Epah, eu sei essa música de cor! É deprimente!xD E volto e meia lá ando eu a cantarolá-la "Há um rapaz que anda lá na escola/que por ser lindo e tocar viola/ é o ídolo das raparigas"... lol

Mas tenho de admitir que as minhas preferidas é o 'Deixa-me em Paz' e o 'Ao Meu Lado'. É que o ritmo não pára!=D

MJNuts

Anonymous said...

Eu nasci apenas em 1993 e por essa razão é k só à uns anos atras é k descobri uns CDs dos meus pais nas prateleiras da sala. Bem, quando descobri akelas musicas fabulosas de crianças e adolescentes k cantavam músicas americanas adaptadas para portugues fiquei viciada.

Gostava k ainda houvessem grupos tão bons como akeles!

Anonymous said...

"descobri uns CDs dos meus pais nas prateleiras da sala."??? Meu Deus... Isso presumo que eu estou MESMO na idade de ter filhos.
Em 89/90 estavam os onda-choc no AUJE da loucura! Era o delirio sempre qu saia um disco novo. Espetacular. As metricas, as covers, as danças, as roupas (e as magnificas poupas lol). fabuloso. Muito muito bom