Tuesday, November 11, 2008

Que Dia é Hoje?

Hey, my fellow readers!

Queria apenas deixar aqui um pequeno testemunho da importância que o dia de hoje tem para mim. Hoje perguntei a imensas pessoas se sabiam o que se festejava hoje - 11 de Novembro. Se não sabem, shame on you! Um Cavaleiro, um Mendigo com frio, uma capa dividida ao meio, um acto nobre que tornou este cavalheiro no São Martinho.

Hoje foi um dia feliz. Cheguei à Escola com vontade de partilhar toda a minha alegria deste dia, que nem uma criança com vontade de desenhar castanhas e afixá-las no placard da sala de aula. Pois é! Quantos de nós não pintávamos as castanhas gigantes e depois as afixávamos para todos verem com orgulho as nossas pequenas obras?

Hoje espalhei a boa nova mesmo com os meus amigos mais próximos que não estavam ao pé de mim. Foram cumprimentos que me tocaram estranhamente e me fizeram continuar o meu dia ainda mais feliz e cheio de vida. Na cantina, ofereceram-me castanhas assadas e a Dª Adelaide do Bar ofereceu uma mão cheia delas por lhe ter desejado um dia cheio de emoção!

As pessoas estavam contentes e deixaram-se contagiar pelas músicas da Disney, que, entretanto, comecei a cantar e, especialmente, pela música que criei para este dia especial. Sim, porque acordei e percebi que o Dia de São Martinho não tem nenhuma música festiva! Alguns tentaram convencer-me que sim, que havia uma música, mas ninguém se lembrou do ritmo, da melodia ou mesmo da letra integral. Era qualquer coisa como umas castanhas, que vão de mão em mão e que passam para o pai e para a mãe e para o irmão, whatever... Sei apenas que a minha pequena cantiga deflagrou pela turma e uns, a dada altura, já não me podiam ouvir.

Não entendo. Senti-me hoje num espírito que não tem nome - espírito martinense. Senti realmente alguma coisa que me aqueceu o coração, coisa que não aconteceu no Natal passado. Hoje, tudo aquilo que aconteceu teve como pretexto o Dia de São Martinho! Os cheer-up-cards que foram passando de mão em mão pela turma, a batata frita furada da Joana, e todas as recordações primárias que me bombardearam a mente calmamente.

A minha mãe chama-lhe Magusto, mas chamem-lhe o que quiserem, queria apenas desejar-vos um Feliz Dia de São Martinho!

E aqui em baixo, deixo-vos, então, a música oficial deste tão alegre dia, a pedido de algumas alminhas.



Guess

7 comments:

Anonymous said...

Eu adorooooooo castanhas assadas! Assim a ponto de em pleno verão ter desejos de grávida de as comer. lol E tenho essas memórias todas do dia de São Martinho na escola, lembro-me principalemente de um em particular, em que naquele ano era suposto cada um levar as suas castanhas assadas para a escola. A minha mãe nesse dia, assou-as de manhã e pus aquela dúzia saborosa numa folha de jornal. E digo-vos naquele dia o raio das castanhas estavam buéeeeeeee boas, tão boas que ainda hoje me lembro desse dia como as melhores castanhas assadas que já comi na vida!!! Ou seja serve sempre de ponto de comparação, por exemplo hoje comi castanhas assadas, estavam boas. Mas não tão boas como aquelas! lol Mas o pior é que naquele dia da escola primária quase nenhum dos meninos levou as suas castanhas(não tinham mães tão boas como a minha :))e andavam todos a pedir as minhas, coisa que eu n achei mt piada e que só me fazia pensar: mas pq é que eles n trouxeram as deles? A professora avisou toda a gente para trazer!!! lol E sim a professora tb foi uma das que comeu as minhas castanhas. Parva! Eram para mim e tinham sido feitas com carinho e amor pela MINHA MÃE lol

No entanto, e apesar disto tudo uma outra coisas engraçada é que eu NUNCA mas NUNCA me lembro quando é o dia de São Martinho. Tipo nunca todos os anos pergunto á minha mãe ela todos os anos me diz e eu todos os anos penso ok desta vez decorei. Mas o que é certo é que ainda agora ao janta ao empaturrar-me de castanhas assadas, lhe perguntei outra vez em que dia era....

Bom dia de São Martinho! :)

Anonymous said...

Oh, minha querida Marta.
Não consegui deixar de sorrir enquanto lia o teu comentário =)

Essas experiências são sempre tão boas de guardar.

Obrigado por teres partilhado um pouco desse quentinho!

Pijaminha said...

FELIZ DIA DE SAO MARTINHO!!! :D recebi a tua mensagem e achei piada...porque é mesmo verdade...o dia de s. martinho n tem musica nenhuma! fizeste bem em inventar uma e para o ano cantaremo-la outra x! :)

como me lembro desses placares, dessas castanhas desenhadas ao lado das folhas tortas de outono. é uma das coisas simples que se perde qdo se deixa a "escolinha"...

hoje nao comi castanhas com mta pena minha! mas se calhar o meu estomago ainda nao estava preparado para outra dose visto q antes dontem devo ter comido umas 50! :x

beijinhos martinhoenses **

Morcegos no Sótão said...

Ai eu! Uma pessoa deixa-te em casa e 20 minutos depois já está isto cheio de comentários!xD

S. Martinho é lindo!:D Grande dia!

MJNuts

Anonymous said...

Olha-me esta! Sim, sim, MJ, as pessoas tão a deixar as suas memórias emergir dos confins da mente! =)
Gostei do jantar cá em casa. P'ró ano repetimo-lo.´
És uma rapariga com um Illicit Behaviour por quereres saber demais! :$


Meu amor, meu Riflexo, meu Pijaminha, não crescemos juntos, mas crescemos ao mesmo tempo. Parilhamos a mesma fogueira onde se assam as castanhas.
Adoro-te*

Duriel said...

Achei a mensagem interessante, tanto que respondi a pedir melodia...

Estava à espera de algo mais lento! É muito rápida! E não estava à espera que fosse censurada na asneira... É curioso como as músicas do André não fazem nexo mas teem tanta piada!

Morcegos no Sótão said...

Adoro o comentário do Duriel!xD

MJNuts