Monday, March 26, 2007

E o Maior Português de Sempre é... O Drama, o Horror!

Quem teve a excelente ideia de levar a concurso personalidades históricas portuguesas e pôr os tugas a escolher o melhor de entre essas personalidades? É que está claro que tinha de sair asneira!

Primeiro porque no Top 100 apareceram, imagine-se!, elementos representativos dessa praga que são os Morangos com Açúcar e depois porque uma percentagem vagamente vergonhosa eram personalidades oriundas do futebol. Oh meus amigos, tenham paciência! Aceito o Eusébio porque transportou o nome de Portugal além fronteiras numa época em que o país se encontrava encerrado em si mesmo, mas daí a ter Cristianos e Mourinhos e afins como Grandes Portugueses? Dar pontapés em bolas não exige grandeza!

É claro que tudo isso até é desculpável. A lista dos Dez Melhores Portugueses era bastante atractiva, recheada de personagens históricas magníficas e curiosamente lady-free.

Os Descobrimentos estavam amplamente representados: D. João II (um dos meus preferidos, nunca hei-de perceber a minha panca por este rei), Vasco da Gama, Infante D. Henrique e até Camões se pode colocar neste lote dados os seus Lusíadas. O meu predilectíssimo Pessoa também por lá andava e depois a lista completava-se com esse grande e polémico senhor que foi o Marquês de Pombal ou Sebastião José de Carvalho e Melo, D. Afonso Henriques (ah, um homem à séria! com complexo de Édipo e tudo!) e os homens do século XX: o diplomata Aristides de Sousa Mendes, o camarada Álvaro Cunhal e o representante hitleriano, perdão franquista, ou era mesmo estalinista? em Portugal, Salazar.

Ao que parece, os portugueses largaram finalmente as glórias passadas dos Descobrimentos e voltaram-se para o século XX! Yey para os portugueses a deixarem de ser saudosistas!

Confesso que na minha infinita ignorância de Não-Bela e ainda por cima sem Mestre, desconhecia Aristides de Sousa Mendes até ver este programa. Fico feliz pela sua inclusão neste top com o prestigiado 3º posto. Significa que os portugueses viram A Lista de Schindler e fizeram o paralelismo. Se um é boa pessoa, o outro também deve ser. Ou isso ou o Júdice fez uma boa campanha publicitária.

Mas não devo ser má. Aristides de Sousa Mendes foi mesmo o melhor que aconteceu a este top3! Passemos à análise do 2º lugar.

E o Grande Português com sobrancelhas mais farfalhudas de sempre é... Álvaro Cunhal! Clap clap clap! Não me levem a mal, eu até sou tendeciosamente à esquerda, todos os jovens irreverentes e sonhadores tendem a sê-lo e depois com a experiência viram à direita, enfim. Mas digamos que Álvaro Cunhal, quer dizer... Era daqueles homens basicamente quadrados. Era tão obcecado com o seu ideal comunista que era incapaz de ver como funcionava a sua doutrina na prática. Ou de como não funcionava, para sermos francos. Porque o comunismo como ideal é belíssimo. E utópico, claramente. Cunhal mais depressa quebrava do que dobrava. Teve um papel importante na Revolução de Abril, teve um papel importante na manutenção da esperança durante os anos negros do século XX português. Tudo bem, aceito. Não me agrada, mas aceito.

E agora com toda a pompa e circunstância, o Maior Português de sempre é... António de Oliveira Salazar!

Esse mesmo! Esse que morreu por causa de uma cadeira e criou prisões políticas e tinha uma polícia engraçada que era a PIDE. Esse que não permitia a liberdade de expressão e que ganhava eleições sem concorrência e com mortos a votar. Esse senhor que atrasou o nosso país uns bons 20 ou 30 anos em relação aos nossos parceiros europeus.

Esse homem do fascismo e da ditadura! Esse homem que merece ser aplaudido e celebrado! Faça-se makumba para que regresse do túmulo e ocupe o lugar do Sócrates!

Para sermos honestos, ele fez boas coisas nos tempos em que foi Ministro das Finanças. Ele aí, realmente, levantou o país das cinzas. O resto é que já dispensávamos, muito obrigada.

Salazar ganhou com 41% dos votos, ficando Cunhal com 19% e todos os restantes com percentagens bastante abaixo destas.

Não sei que se passará na cabeça dos portugueses para elegerem um ditador como o Maior Português... Se foi um grito de revolta contra os tempos que correm, podiam ter escolhido um que nos desse menos mau aspecto internacionalmente!

Ora aqui está, o ser português! Pára tudo com o futebol, homens com barriga de cerveja, mulheres com bigode mas obcecadas com depilação e a cereja no topo do bolo! Português à séria é o que manda comer, calar e oprimir!

MJNuts (na ressaca da derrota do seu Pessoazinho...)

17 comments:

K1111 said...

Os tugas são um povo tão engraçado...
Bem de todas as coisas terríveis que podem ter impulsionado esta escolha idiota realmente é preferível acreditar que foi um grito de revolta. Com os politicos que temos agora e como as coisas estão não era de admirar. Eu cá acredito que a maioria dos portugueses preferem é ser mandados com um pau, como um rebanho. Não é preciso pensar, não é preciso ter iniciativa e têm a desculpa de estarem a ser oprimidos. Eles nem votar vão! Claramente acham que não precisam do direito a voto para nada!
O homem não era o demónio não senhor e no tempo dele não haviam certos problemas que existem hoje, consequência da modernidade e da democracia mas era de qualquer modo um ditador. E isso não fica bem em ficha nenhuma. Como dizia um politico também famoso, cujo nome não me ocorre, a democracia não é um sistema perfeito mas de todos é o melhor que se arranja.
E depois, será que os portugueses não têm consciência de que se o Salazar voltasse deixavamos de poder praticar o nosso desporto favorito? Queixar-mo-nos -.-

CHESB

Anonymous said...

Nº total de votos válidos: 159.245
:P
Se isto representa a opinião dos tugas ...

Morcegos no Sótão said...

Não representa a opinião de 10milhões, mas representa a opinião da percentagem populacional que se importa o suficiente para se mexer.

E pelos vistos os tugas que se importam, preferem ditaduras e fascismos e etc. Deus! Que se passa com estes idosos que gastam a conta telefónica a votar nos Grandes Tugas e nas Belas, hum?=P

Não quero largar o meu desporto favorito! Quero queixar-me até à morte!xD

MJNuts

K1111 said...

Bem as eleições e as estatísticas fazem-se assim... :p A amostra costuma representar a maioria. E o facto do homem ter ganho com tão clara vantagem certamente significa alguma coisa.
Mas olha espero bem que tenhas razão XD
CHESB

Anonymous said...

Eu voto aquando das eleições e no entanto não me mexi para votar nisto. Peço desculpa mas achei este programa uma autêntica palhaçada televisiva! (Apenas um ponto positivo para a divulgação da história/biografia, whatever, de alguns senhores que não são muito conhecidos pelos portugueses e merecem reconhecimento.) Por isso não me importo muito com os resultados ... os velhotes não têm mais nada para fazer e como ainda têm o salazar fresco na memoria .. deve ser a unica coisa que se lembram :P

Morcegos no Sótão said...

Eu também não votei, porque lá está, não é por votar em eleições destas que me deixam ser Presidente do país!xD

Mas acho que este é um concurso sério dentro do género do entretenimento, que reavivou a memória portuguesa para grandes figuras da nossa História e só por isso merece ser reconhecido.

E acho grave ter ganho o Salazar quando os exemplos de vencedores noutros países europeus foram muitas vezes figuras marcantes na luta precisamente contra o fascismo e a ditadura.

O que me consola é que Itália não foi a concurso! Aí havia esperanças de vitória do Mussolini!xD Ou não, que da Vinci é difícil de bater. :P

MJNuts

Ludovico M. Alves said...

Bem, eu não vou bater num assunto já molhado de tanta porrada que levou... só para dizer que quem disse isso foi Churchill, na ressaca de ter perdido a reeleição. E para deixar este pensamento:

Se o Cunhal conseguiu ficar em segundo com a Odete Santos a representá-lo, estão a imaginar aonde chegaria com uma representação minimamente decente?

Morcegos no Sótão said...

Fico feliz por saber que não sou a única a achar que a Odete Santos é uma galinha. =P

É declaradamente triste que uma senhora daquela idade não seja capaz de olhar para dentro, fazer uma auto-avaliação e adequar-se ao que é esperado. Ainda por cima sendo do sexo feminino! -.-

MJNuts

Ludovico M. Alves said...

Que é do sexo definido todos aqueles que assistiram ao debate puderam confirmar... -.-

E que raio de discriminação sexual é essa? Hum?

Morcegos no Sótão said...

É sabido que os homens tendem a ser mais totózinhos no que toca à subtileza e ao tacto. =P

Ora vê as Belas e percebes logo!xD

MJNuts

Ludovico M. Alves said...

Acabaste de descer na minha consideração.

Morcegos no Sótão said...

Se não quiseres ver as Belas, podes sempre olhar para o teu caso pessoal!xD

Não digo que não haja mulheres trengas, eu própria não sou o melhor exemplo de tacto e subtileza, mas é verdade que há mais homens que não têm noção de quando estão a ser chatos, inoportunos ou simplesmente parvos.

MJNuts

Ludovico M. Alves said...

Agora essa foi baixa demais. Bela maneira de me chamar chato, inopurtuno ou simplesmente parvo. XD

E eu continuo a dizer, há pessoas tapadas. O sexo não tem nada a ver. Detesto generalizar, e nesse caso continuo a bater o pé. Nem confio cegamente em tendências. Os dois sexos interpetam as coisas de maneira diferentes, mantêm subtilezas e tactos diferentes, com significados diferentes. E por enquanto, O INE ainda não fez estátisticas sobre o assunto... XD

Morcegos no Sótão said...

Desculpa, mas discordo.

Os sexos são invariavelmente diferentes, a fisiologia de ambos é diferente, logo há características inerentes a um que não são inerentes a outro e há traços mais facilmente transparentes num sexo que no outro.

Vais dizer-me que é coincidência que 80% dos estudantes de Informática e Engenharias sejam do sexo masculino? Vais dizer-me que é coincidência 80% do universo interessado em jogos de consola/computador e em RPG's estilo D&D ser do sexo masculino?

Está no cérebro e está no sexo. Uma mulher mais depressa se interessa por revistas cor-de-rosa, por muito culta e inteligente que seja. Aquela parte do supérfluo e da quadrilhice é quase inata e às vezes desponta, mesmo contra a nossa vontade.

Por isso digo, e repito, que há rapazes TÃO melhores que eu, que topam tudo e percebem a natureza humana e/ou feminina a léguas, melhor que eu até, mas é bem verdade que há moços assim AOS MOLHOS que não mandam uma para a caixa no que toca ao sexo oposto. Falta de tacto, de subtileza, de auto-percepção.

E sim, há raparigas assim. Mas não são muitas e não são definitivamente tantas. Atrevo-me a dizer que são excepção e quase sou capaz de apostar que algo naquele cérebro aponta para uma personalidade com maior número de características masculinas.

Mas isto não tem nada a ver com o Cunhal e o Salazar, por isso também não interessa nada. =P

MJNuts

Ludovico M. Alves said...

Ahem...

"Os dois sexos interpetam as coisas de maneira diferentes, mantêm subtilezas e tactos diferentes, com significados diferentes. "

Que é exactamente o que tu disseste, dissecado. Mas mesmo com isso, não gosto de generalizar.

Porquê? Porque são tão diferentes, exactamente como disseste, que os dois sexos têm ideias sexuais/cerebrais de tacto e subtileza diferente.

Espera, o que tu estás a dizer, é que é bastante comum, mesmo aos molhos, homens que não mandam uma sobre o sexo oposto. Mas que as mulheres é raro isso acontecer? XD Que as mulheres é raro NÃO entender com tacto e subtileza o sexo oposto?

Vais-me desculpar, mas isso, apresentado assim, parece um reflexo pessoal do que tu sentes... que se calhar até tem a ver com o facto de seres mulher. É exactamente por isso que eu não gosto de generalizar. Porque sei que como homem, a minha tendência é exactamente oposta.

Meu deus, estou envergonhado comigo mesmo. Queria pedir desculpa a todos os leitores do Tudo por este desvio dos comentários. Acho que isso serve de lição: nunca gozar com a Odete Santos. Os resultos podem ser caóticos.

Morcegos no Sótão said...

O que eu disse, de uma forma gírica, foi que há imensos homens que não mandam uma para a caixa no que toca ao sexo oposto.

Não digo que as mulheres entendam completamente os homens, porque lá está, o facto de os sexos serem inegavelmente diferentes faz com que certas coisas sejam complicadas de perceber. Mas a verdade é que as mulheres, mesmo não compreendendo, têm mais inteligência a lidar com isso.

Como referi antes, há homens que contrariam esta tendência. Que não será o teu caso!xD

Não sei se haverá estudos sobre este assunto ou se é daqueles lugares-comuns mal amanhados, mas vou supor, das pessoas que conheço que não são assim tão poucas, que as estatísticas estão a meu favor.

De qualquer das formas, isto é literalmente discutir o sexo dos anjos, por isso assunto encerrado.

MJNuts

Anonymous said...

uma grande parte das pessoas que votaram no salazar são putos xenofobos e racistas, viram no forum do pnr que votar no salar era fixe e votaram todos, so porque um preto lhes roubou o tel.. a juventude ta perdida.