Não vou sequer perder tempo com olás ou introduções ao que pretendo escrever. Eu preciso mesmo de deixar aqui uma nota qualquer sobre aquilo que me anda a moer o juízo ultimamente. E perdoem-me a minha linguagem descuidada e, possivelmente, contraditória, mas não estou a conseguir organizar correctamente as ideias na minha cabeça.
Alguns já o devem saber. Os que não sabem têm que ficar a saber que um idiota chamado Nuno Gonçalves (pertencia à banda The Gift) decidiu que estava farto de bater umas pívias em casa e achou por bem começar um projecto ao qual designou Amália Hoje. O projecto tem por base pegar no fado que a Amália Rodrigues cantou e adaptá-lo para uma versão mais pop. E quem mais poderia cantar esta piroseira desnecessária se não a Sónia Tavares, a vocalista dos The Gift!! Como se não bastasse o projecto ser improfícuo e escusado, ainda escolhem aquela mulher, que, claramente, deve estar desejosa para pegar no fado e transformá-lo naquelas coisas que ela canta, com aquela sua voz estranha tão típica da sua pessoa. Ainda para mais, já muitos que a viram deambular pelas ruas me disseram que a mulher tresanda a antipatia e gosta de dar nas vistas com o seu ar snob. Nunca na vida é uma criatura destas merecedora de cantar os versos da Amália.
A ideia é atrair uma massa maior de gente e eu percebo a tentativa. A maioria dos jovens de hoje tem uns gostos que deixam um pouco a desejar e é necessário que a música se adapte às novas preferências deles se quer ser vendida - mas isto é lógico. No entanto, não acho justo estarem a usar o fado para este esquema comercial. Quem não gosta do fado genuíno, daquele fado mesmo fado, que canta a crueldade dos dias e a solidão das noites, acompanhado pelo gemido da guitarra portuguesa, não gosta e pronto! Não podemos agradar a gregos e a troianos. Custa-me a mim ver as palavras que a Amália escreveu, e que vieram lá bem do fundo da sua alma, na boca da Sónia Tavares.
Ainda só saiu um single deste álbum que está para breve e, a verdade, é que está a fazer um sucesso tremendo. Quase toda a gente está a gostar desta nova vertente, que puxa o fado das ruas e becos de Alfama para a MTV Portugal.
O problema maior reside no facto de aqui o vosso morcego estar confuso. Sejamos francos, não é como se este projecto fosse capaz de pôr de lado o fado tradicional português. E será que a música é assim tão feia quanto isso? A mim entristece-me saber que a minha mãe - pessoa que sempre deu valor ao fado e preservou na sua memória para sempre a letra do Povo Que Lavas No Rio, que a comove de uma maneira inexplicável - prefere o single da Sónia Tavares à versão original! É preciso dizer que este single é uma adaptação da Gaivota. Da Gaivota!! Podiam ao menos ter pegado em cantigas menos presentes em mim. Se ainda não sabem, fiquem a saber que a Gaivota é o meu fado preferido, depois do Lavava no Rio Lavava, claro. Mais pessoas partilharam comigo que a instrumental da nova versão não é má de todo, mas a mim faz-me confusão.
A verdade é que, de tantas vezes ter ouvido a música, sinto que começo a deixar de desgostar dela. Amália, perdoa-me. Sei que deves estar a berrar na tua campa, mas há um poder qualquer estranho naquela nova versão. Deve ser aquela voz absorvente que a Sónia tem.Mas mesmo se houver uma parte de mim que gosta daquela música horrenda, uma parte muito pequena e insignificante, fica sabendo, Amália, que o fado que abraça o meu coração pertence a ti e a mais ninguém.
Meus caros, dramático como sou (you know me), fui ainda mais longe e fiz uma montagem que tem as duas versões do fado da Gaivota a disputarem uma com a outra. Sejam vocês os juízes:
Sei que podemos ver isto como duas músicas diferentes, mas se aquela gaja continua a cantar os fados da Amália daquela maneira eu não me calo por essas ruas fora. E ai dela que toque no Lavava no Rio Lavava. E agora mete-me pena e fico de coração partido naquela parte do vídeo em que a Amália está calada a ouvir a outra parva, que não percebe que o fado não pode ser cantado daquela maneira.
Guess
P.S.: Ah! A minha mãe já anda por aí a dizer que vai comprar o CD da Sónia Tavares quando sair! Eu não dou permissão, nem pensar!
Às vezes frequentava a sociedade
6 years ago
8 comments:
kórror de música... Isso só me soa a the gift... Nada de fado! Pegaram na letra e em mais nada... A amália até dá arrepios...
Gaivota é o meu fado preferido, mas na verdade nunca tinha ouvido a Amália a cantá-la até agora, só o Carlos do Carmo.
Gosto da versão da Sónia Tavares&cia, mas não a imagino como a -minha- Gaivota, ou sequer como fado. É uma canção com uma instrumental poderosa e uma letra lindíssima. Mas são gaivotas diferentes e, como tal, voam em diferentes direcções.
Adoro o post, já agora!xD
MJNuts
Não é suposto ser fado...nem é suposto querer "aniquilar" co fado original... é apenas uma reinterpretaçao...como homenagem e somente como isso...
Concordo em absoluto com o Bruno. É uma nova roupagem a uma musica que por acaso é Fado é foi cantada pela GRANDE (?) Amália. Uma nova roupagem como se fazem a tantas outras músicas...
Sou uma moça bastante open minded e desempoeirada, mas as gravações da Amália são monumentos.
Com que voz, Lavava no rio lavava, Gaivota, Estranha forma de vida, Foi Deus, ..., são a banda sonora das minhas lágrimas e, simultaneamente, transmitem-me uma paz que não sou capaz de descrever.
Nice post.
O post tá engraçado... mas já pareces aqueles velhos que só sabem dizer "Ahhh no tempo de salazar é que era... ok antes levavamos porrada mas no tempo dele é que era!"
Epah o projecto foi criado para todos ouvirem e claro que só o público alvo é que vai gostar desta versão. Pelos vistos o Carlos do Carmo também já tinha cantado uma versão desta música mas com ele já não há problema? Só pk ele continuou em tons de fado ? Epah deixem a música evoluir, deixem haver mais opções músicais.
Tou a expressar a minha opinião mas não tenho particular preferência por nenhuma das versões e diga-se já que não gosto muito do tipo de música da banda "the gift" mas que está aqui uma boa versão, está.
Isto só prova que nunca viste um concerto dos Gift… A Sónia Tavares tem uma presença em palco que só os grandes interpretes têm, ela é soberba como há poucos em Porugal, não é por mero acaso que que Rodrigo Leão a escolheu para fazerem dupla, mas isso só é permitido aos que sabem realmente sentir a música. http://www.youtube.com/watch?v=CyUaCw1_xAg Então e a Canção do mar que canta a Dulce Pontes, não também uma belíssima interpretação… http://www.youtube.com/watch?v=MSIGWEcR5Dc Há que saber acarinhar os nossos artistas independetemente de serem sonbes ou não…
Louvados sejam o empresário nuno gonçalves e a entertainer sónia tavares...agora a música da Amália já pode ir ao festival da canção
Post a Comment