Thursday, May 8, 2008

Deolinda

Aqui vai um pequeno post apenas para vos falar deste pequeno grupo de personagens engraçadamente portuguesas, que se designa por Deolinda. Formaram-se há não muito tempo, começando por brilhar em cafés e bares mais alternativos como o grande Santiago Alquimista. Tendo tudo aquilo de bom necessário, o grupo já está bem lançado, com um CD no Top das vendas da Fnac e uma vasta lista de concertos nas várias cidades populares deste nosso país.

Com apenas duas guitarras e um baixo, o grupo dá som a um fado alternativo, que dizem ter também um pouco de jazz e clássica à mistura. Ana Bacalhau (a voz) dá vida a uma animada colecção de histórias populares que têm a cidade de Lisboa como fundo. Temos a história de uma rapariga que está a catrapiscar um rapaz numa procissão sem ele saber sequer que ela o quer; há uma rapariga solitária que tem o seu interesse virado para um rapaz que encontra todos os dias no autocarro da Carris quando vai para Benfica; existe também uma brasileira que chegou a Portugal recentemente e foi trabalhar para uma casa de fados onde, inicialmente, não se consegue adaptar; há uma canção também sobre uma rapariga que, quando vai a um restaurante, não consegue saborear a sua refeição por toda a gente a querer ouvir cantar devido à sua bela voz; não esquecendo o próximo hino nacional - assim diz a vocalista - sobre o costume tipicamente português de deixar tudo para depois, usando qualquer motivo como pretexto.

Ana, com a sua voz doce e contagiante, entrega toda a sua vida e cor a estas histórias de guardar no bolso, que não deixam ninguém indiferente. Acabado de chegar do concerto que eles deram no Cinema São Jorge, devo confessar que ela é perfeita no que respeita à interacção com a audiência. Foram conversas, palmas, assobios, gargalhadas, enfim... Uma óptima contadora de histórias.

Para quem quiser dar uma espreitadela, deixo aqui o myspace deles, onde poderão encontrar um pequeno exemplo daquilo que eles são capazes. Dêem especial atenção ao Fon Fon Fon e ao Movimento Perpétuo Associativo.

http://www.myspace.com/deolindalisboa

Guess

2 comments:

Aurora said...

Obrigada... já tenho algo para ouvir e lembrar de "casa"... É material de qualidade, de facto... :)

Anonymous said...

Já foi lançada a petição para tornar o tema "Movimento Perpétuo Associativo" dos Deolinda como novo hino nacional.
A petição pode ser lida e assinada em:

www.peticao.com.pt/hino-deolinda

Porque é urgente reflectir...