Monday, January 28, 2008

Cloverfield

Eu, como meritória membra da comunidade Lostiana, vejo ou oiço ou faço coisas, unicamente porque pessoas Lostianas que eu curto estão lá envolvidas.

Como tal, fiquei com a pulga atrás da orelha quando ouvi falar que J.J. Abrams (criador de Lost) era o produtor de um mega-projecto cinematográfico que durante imenso tempo foi um hype cibernético do qual nem o nome se sabia.

Portanto, esse projecto é mesmo este Cloverfield. Que à partida eu diria que não tem nadinha de especial. Mas tem. Quer-se dizer, se vos dissessem que vinha aí mais um filme sobre uma qualquer catástrofe ou uns quaisquer monstrinhos a invadir New York (porquê sempre New York?), o que é que vocês fariam? Encolhiam os ombros, à espera de mais do mesmo.

Porém, Cloverfield é algo de estrondoso. Baseado, e inteligentemente, na ideia de que se, hoje em dia, alguma mega catástrofe acontecesse, alguém com certeza a estaria a filmar para depois pôr o vídeo no YouTube ou onde seja, o filme segue um grupo de amigos que começou numa festa de despedida e acabou... bem, acabou nas ruas da amargura nova-iorquinas a fugir de algo e à procura dos elementos entretanto perdidos.

Cloverfield ganha muito com isso. O facto de ser um americano bronco e chato a filmar o que está a acontecer que nem um palerma, aquela sensação intimista de home-made, os tremeliques da câmara, os ângulos manhosos, as pessoas realmente badalhocas... O espectador fica de facto a pertencer àquela realidade, liga-se aos eventos como se deles fizesse parte. O que sem dúvida permite emoções muito mais intensas na hora de apanhar sustos ou de ficar triste ou o que seja.

Não sou nada de filmes-catástrofe, não gosto de filmes de acção, mas este valeu bem o preço do bilhete. E das pipocas. E do Ice Tea.


Vão ver que entretenimento puro melhor que este é difícil de conseguir.

MJNuts

8 comments:

Mia said...

há tt filme pa ver neste momento... :O uma pessoa tem k optar...

mas kd a pulga ataca, é difícil de resistir :P

bjokas
Mia

Morcegos no Sótão said...

Uma pessoa não tem de optar... Vai a um por semana e chega para todos!=D O Cloverfield vale a pena! Assim como o Le Scaphandre et le Papillon.

E agora tenho de ver o Atonement, o Sweeney Todd (at last!!), o Michael Clayton, o Juno...

Bah, Oscar season... What a delight!xD

MJNuts

Anonymous said...

De facto, quando a pulga ataca é mesmo muito difícil de resistir xD

Seja como for, o filme é realmente algo de magnífico. Valeu o preço, sim, e valeram as pipocas das quais a Maria não pagou um tostão! Como tal, não percebo o "valeram as pipocas" dela.

:P

Anonymous said...

Venho aqui deixar duas coisinhas:

1. [url=http://www.youtube.com/watch?v=s4p3rM9jOdE]A magnífica música que passa durante os créditos[/url]

2. [url=http://www.youtube.com/watch?v=zBHjgej9jp8]Aquele ruído no final dos créditos que afinal era mesmo alguma coisa[/url]

É engraçado também ver todas as coisas por detrás do filme propriamente dito, que foram surgindo durante a campanha de promoção e que revelam mais coisas sobre as origens do monstrinho (um bocadinho à la Lost também :P)

Ah e as personagens tb têem myspace, olha a Marlena:
http://www.myspace.com/marlenadiamond

Anonymous said...

Aquilo era suposto deixar o link, mas parece que não funcionou.. oh well, copia e cola!XD

Anonymous said...

http://www.youtube.com/watch?v=X0_cCM2y38Q

Outra grande desoberta brutalíssima sobre o filme! Parece que o poster diz-nos mais do que esperavamos!

Morcegos no Sótão said...

Já vi os links, muito fixe!=)

Vindo da mente brilhante por trás de Lost, só podia sair sacanagem desta!xD Let's make the nerdy-boys go wild! LOL

MJNuts

Balhau said...

O filme ta realmente mt fixe! Adorei o final. Tá genialmente ironico..