Como tal, fiquei com a pulga atrás da orelha quando ouvi falar que J.J. Abrams (criador de Lost) era o produtor de um mega-projecto cinematográfico que durante imenso tempo foi um hype cibernético do qual nem o nome se sabia.
Portanto, esse projecto é mesmo este Cloverfield. Que à partida eu diria que não tem nadinha de especial. Mas tem. Quer-se dizer, se vos dissessem que vinha aí mais um filme sobre uma qualquer catástrofe ou uns quaisquer monstrinhos a invadir New York (porquê sempre New York?), o que é que vocês fariam? Encolhiam os ombros, à espera de mais do mesmo.
Porém, Cloverfield é algo de estrondoso. Baseado, e inteligentemente, na ideia de que se, hoje em dia, alguma mega catástrofe acontecesse, alguém com certeza a estaria a filmar para depois pôr o vídeo no YouTube ou onde seja, o filme segue um grupo de amigos que começou numa festa de despedida e acabou... bem, acabou nas ruas da amargura nova-iorquinas a fugir de algo e à procura dos elementos entretanto perdidos.
Cloverfield ganha muito com isso. O facto de ser um americano bronco e chato a filmar o que está a acontecer que nem um palerma, aquela sensação intimista de home-made, os tremeliques da câmara, os ângulos manhosos, as pessoas realmente badalhocas... O espectador fica de facto a pertencer àquela realidade, liga-se aos eventos como se deles fizesse parte. O que sem dúvida permite emoções muito mais intensas na hora de apanhar sustos ou de ficar triste ou o que seja.
Não sou nada de filmes-catástrofe, não gosto de filmes de acção, mas este valeu bem o preço do bilhete. E das pipocas. E do Ice Tea.
Vão ver que entretenimento puro melhor que este é difícil de conseguir.
MJNuts
8 comments:
há tt filme pa ver neste momento... :O uma pessoa tem k optar...
mas kd a pulga ataca, é difícil de resistir :P
bjokas
Mia
Uma pessoa não tem de optar... Vai a um por semana e chega para todos!=D O Cloverfield vale a pena! Assim como o Le Scaphandre et le Papillon.
E agora tenho de ver o Atonement, o Sweeney Todd (at last!!), o Michael Clayton, o Juno...
Bah, Oscar season... What a delight!xD
MJNuts
De facto, quando a pulga ataca é mesmo muito difícil de resistir xD
Seja como for, o filme é realmente algo de magnífico. Valeu o preço, sim, e valeram as pipocas das quais a Maria não pagou um tostão! Como tal, não percebo o "valeram as pipocas" dela.
:P
Venho aqui deixar duas coisinhas:
1. [url=http://www.youtube.com/watch?v=s4p3rM9jOdE]A magnífica música que passa durante os créditos[/url]
2. [url=http://www.youtube.com/watch?v=zBHjgej9jp8]Aquele ruído no final dos créditos que afinal era mesmo alguma coisa[/url]
É engraçado também ver todas as coisas por detrás do filme propriamente dito, que foram surgindo durante a campanha de promoção e que revelam mais coisas sobre as origens do monstrinho (um bocadinho à la Lost também :P)
Ah e as personagens tb têem myspace, olha a Marlena:
http://www.myspace.com/marlenadiamond
Aquilo era suposto deixar o link, mas parece que não funcionou.. oh well, copia e cola!XD
http://www.youtube.com/watch?v=X0_cCM2y38Q
Outra grande desoberta brutalíssima sobre o filme! Parece que o poster diz-nos mais do que esperavamos!
Já vi os links, muito fixe!=)
Vindo da mente brilhante por trás de Lost, só podia sair sacanagem desta!xD Let's make the nerdy-boys go wild! LOL
MJNuts
O filme ta realmente mt fixe! Adorei o final. Tá genialmente ironico..
Post a Comment