Tuesday, August 10, 2010

Este ano vou perder o Festival do Marisco

Tenho saudades de sardinhas assadas.

Tenho saudades do meu cão.

Tenho saudades do cheiro dos cabelos da minha mãe e do casaco do meu pai.

Tenho saudades do meu quintal à noite e do céu estrelado sob o qual chorava e ria e lia e sonhava e duvidava.

Tenho saudades do cheiro do mar. Do som do mar. Do mar na minha pele, na minha boca, ensurdecedor.

Tenho saudades de ir àquele café, o nosso café, todas as semanas, sem falta. Chocar o mundo com a nossa alegria. O ritual.

Tenho saudades do pão.

Tenho saudades dos meus livros.

Tenho saudades do sabor da nossa Fanta e Coca-Cola.

Tenho saudades de ir ao cinema no Fórum. Saudades de nos reconhecerem e de nos sorrirem e de nos tentarem fazer rir, ali entre chegar ao balcão e levar o bilhete.

Tenho saudades da minha banheira, do meu sofá, do chão da minha sala, da minha almofada.

Tenho saudades de ver televisão com o meu irmão e de nos rirmos juntos. "João, ‘tá a dar os Simpsons!"

Tenho saudades de reescrever os Morangos com Açúcar enquanto passavam no café.

Tenho saudades dos cheiros da minha vida passada. Aqui tudo cheira alienígena, cruel, diferente.

Tenho saudades da indecisão no emprego na hora de almoçar fora e da fila para o microondas na hora de almoçar dentro. Do nosso riso colectivo. De reuniões barulhentas. De clientes tresloucados. De sermos diferentes mas sermos iguais.

Tenho saudades de escolhermos o DVD e comprarmos as comidas menos recomendáveis e fazermos da minha casa a nossa casa, o nosso covil. Planeávamos tomar conta do mundo e acabávamos a dormir no sofá.

Tenho saudades da minha secretária. Ambas.

Tenho saudades das gargalhadas do meu pai a ver a novela das 6 (diferente, sempre igual).

Tenho saudades da comida da minha mãe.

Tenho saudades de me sentir dona e senhora do mundo. O meu mundo.
Aqui o mundo ainda é deles. Mas há-de ser meu.

Lili

2 comments:

Morcegos no Sótão said...

Ai a saudade que não mata, mas mói... Faz-nos mais fortes, também. Só sente falta quem ama e quem ama domina o Mundo.

Os primeiros tempos são os mais difíceis, já sabes. :) Vai valer a pena. Já vale.

MJNuts

Ricardo Pinto said...

É! Estar fora do sítio de que gostamos pode ser doloroso. Mas, bem, temos de aprender a aproveitar as oportunidades :). E lá está, esse mundo também há-de ser teu!