Wednesday, January 27, 2010

Lady Gaga

Acho que faz muito tempo que não me rendia a um artista tão declaradamente comercial e mainstream. Faz tanto tempo, que já nem faço ideia que artista terá sido. Também não é relevante.

O que é relevante é que a Lady Gaga é fabulosa. Nem sou particular fã da música em geral. Adoro de coração a Bad Romance e até gosto da Like It Rough, mas as restantes que conheço não me aquecem nem arrefecem. Bem, a não ser que esteja numa discoteca. Aí, se soa a Gaga, serve perfeitamente. Aliás, melhor é impossível.

A verdade é que, embora a Lady Gaga não pratique propriamente o meu estilo musical, é boa no seu género. Muito boa. E mais do que ser competente na sua área, a Lady Gaga vai mais além. À primeira vista, ela pode ser chocante e extravagante e mil pessoas (understatement, much?) vão dizer que ela faz de propósito para provocar reacções nas pessoas e que é uma farsa e é só para o espectáculo e ainda é overrated por cima. Eu não concordo.

A Lady Gaga é uma inspiração.


Ela esta aí para fazer as pessoas sentirem-se mais confortáveis na sua diferença. Ela veio para provar ao comum mortal que mais e melhor é possível. A Lady Gaga, em toda a sua estranheza, mostra que a vida não tem de ser o percurso fixo da normalidade que a sociedade dita. Todos podemos ser tudo o que quisermos e não há nada de errado nisso.

O mais engraçado é que eu acho que a Gaga é um produto puro da sociedade moderna. O choque, a podridão, a mesquinhez, a intolerância, a exigência, o sexo, a gratuitidade, o consumismo, tudo. É como se a sociedade tivesse tido uma noite intensa de sexo selvagem e o resultado é a Lady Gaga. Ela representa tudo o que há de mau no mundo. Mas no entanto...


Ela é linda.

Sim, já sei. "Ela parece um travesti!", "Ela sem maquilhagem deve ser um pavor!", "Ela tem um pénis!". Não quero saber.

É linda. Faz-me sorrir. Faz-me acreditar em mim. Faz-me ter energia de manhã quando estou a morrer de sono e só dançar as músicas dela rua fora me faz despertar.

E ela é inteligente e trabalhadora e criativa. Os outfits loucos têm todos uma explicação e a maior parte é proveniente de ideias da Gaga herself, não dos estilistas todos que certamente proliferam à sua volta.

Ela é única. É um bálsamo para a nossa mediocridade.

'Coz I'm a free bitch, baby!

Yes, you are. Don't ever stop being. We love you, Gaga.

MJNuts (obviamente a ouvir a Bad Romance)

P.S.- Encontra-se muita gente inspirada pelo génio da GodGa aqui.

2 comments:

Dina Barbosa said...

"A Lady Gaga, em toda a sua estranheza, mostra que a vida não tem de ser o percurso fixo da normalidade que a sociedade dita. Todos podemos ser tudo o que quisermos e não há nada de errado nisso."

Eu não costumo ouvir muita rádio ultimamente, mas realmente ela suscita uma certa curiosidade nas pessoas e isso, no vasto universo da música comercial é uma grande vantagem.

Agrada-me que ela represente, como tu dizes, a existência da diferença, a excepção à regra, pois acho que há muitas pessoas que se sentem forçadas a seguir aquilo que a sociedade espera delas e não há nada que seja mais constrangedor, mais claustrofóbico do que isso.

Anonymous said...

Hello man!

It is my first time here. I just wanted to say hi!