Bem, Outubro foi um mês em grande para o Tretas. Batemos pelo menos 2 recordes pessoais, ou seja... O mais recente post do Guess, Ética, Respeito vs Amor, Atracção, foi o mais comentado de sempre desta banca! Yey! Este também foi o mês mais postado de sempre, 10 artigos com este que agora se apresenta, quem sabe mais algum não virá a tempo? Ah, e claro, a Giovanna voltou a dar sinais de vida, um evento sempre digno de referência!
Como tal, parece-me a mim que a única regularidade que existe neste antro de perdição tinha de ser em grande para fechar Outubro com chave de ouro.
Portanto proponho-me a desafiar todas as leis da decência e do encanto e, sim, vou cometer o temível acto, vou atrever-me à maior das calúnias. Vou olhar para os filmezinhos da Disney, as maravilhas da nossa infância e da nossa vida, e vou ter o desplante de fazer um Top 10 das melhores músicas de sempre. Sem repetir filmes! Ah, o drama!
Convenhamos que quando eu era pita, ia ao cinema ver as coisas dobradas e era assim que as cassetes me eram ofertadas. Por isso, disponho uma lista integralmente portuguesa e brasileira. À bela infância.
Avisa-se os interessados que o post é comprido e repleto de vídeos. x)
10. Mulan- Pelo Amor, Lutar Contra Quem For - o filme é excelente, dos meus preferidos, mas a banda sonora, pelo menos em português, não foi particularmente marcante. Sei que a canção icónica, ou pelo menos aquela de que mais costumam falar, é aquela em que a Mulan canta diante do espelho, mas a modos que essa só vale mesmo na versão da Christina Aguilera...
9. Tarzan - Filho de Homem - não sou particular fã do Luís Represas ou projectos que o incluam, mas admito que ele fez um bom trabalho na banda sonora portuguesa deste filme. E acho que esta música é o expoente máximo desse bom trabalho.
8. Aladdin - Príncipe Ali - bem, 1º pomo da discórdia... Gosto muito do filme, mas não tem as músicas mais populares de sempre... Contudo, as cenas das músicas são míticas, qualquer uma! Há que lhes dar o devido crédito. E pronto, suponho que a maior parte das pessoas se inclinasse para a bela Um Mundo Ideal, mas é sempre desta que eu me lembro e é a que mais vezes cantarolo.
7. A Bela Adormecida - Sonho Bonito Que Eu Sonhei - fogo, o momento mágico do filme! é que punha todas as rapariguinhas a sonhar com príncipes encantados que apareciam assim do nada, todos bonitões!
6. Pocahontas - As Cores do Vento - odiei o filme quando o vi (eles não ficam juntos no fim? mas que raio de filme Disney é este?xD), mas esta música marcou e ficou e ainda hoje é belíssima. Susana Félix no seu melhor.
5. Hércules - De Zero a Herói - o meu filme Disney preferido DE SEMPRE. Adoro tudo, sei tudo, vi mais vezes do que me lembro! As minhas preferências pessoais em termos de canções talvez se inclinem para Não Sei Se É Amor ou No Céu Serei Maior, mas esta é a mais conhecida e é boa demais para não ser homenageada... "É docinho! Sabor que agrada!"
4. A Bela e o Monstro - Bon Jour - eu não quero saber do que diz o mundo inteiro, não há discussão possível! Ju Cassou e companhia a desejarem "Bom dia!" ao povo de passagem é a melhor música deste clássico do coração de tudo o que é gaja! E o filme ainda tem das introduções mais belas e comoventes da Disney...
3. O Rei Leão - Ciclo Sem Fim - é considerado o melhor clássico da Disney e até pode ser, mas tenho uns tantos à frente dele no meu Top pessoal. Mas dou o braço a torcer no que diz respeito à qualidade inigualável desta abertura de arrepiar. Absolutamente genial.
2. O Corcunda de Notre Dame - Os Sinos de Notre Dame - o filme é um bocado seca, digo eu... Das poucas vezes que o vi, dei comigo a pensar "Mas já estão a cantar outra vez?!" e a rolar os olhos de tédio. Mas se há parte que nunca me aborrece e que venero pela genialidade sonora, visual, lírica, tudo... É esta celestial música de abertura. Faz o filme todo. É isso e o pseudo-strip da Esmeralda para cima do Frollo!
1. A Pequena Sereia - Corações Infelizes - Deus me perdoe, e me perdoem também os traumatizados e os que preferem os grandes clássicos cantados lá na gruta e entre os peixinhos todos. Mas esta é A música deste filme. É... é... Não há palavras! Os requintes de malvadez! A crueldade latente! A sexualidade reprimida nas palavras, nas danças, na intenção! É magnífica! E culmina com aquele "aaaahhhh" da Ariel que ainda hoje me lateja na cabeça e me faz doer o coração! Perfeito! A melhor música Disney de todos os tempos.
Isto é, na minha humilde opinião. E olhem que me custou horrores ordenar isto! Ao menos já têm a papinha toda feita e podem recordar as velhas canções dos vossos dias felizes sem procurar muito.
MJNuts
Às vezes frequentava a sociedade
6 years ago